'UM RIO ENTRE NÓS'
UMA PRODUÇÃO VT QUATRO FILMES E RIO TARUMÃ PRODUÇÕES
“Um Rio Entre Nós”, é vencedor do prêmio de roteiros do 5.º Amazonas Film Festival e terá locações entre as cidades de Manaus e Manacapuru.
A concepção criativa do filme atenderá, em parte, às características de um filme-viagem, com foco na oposição entre o rural e o urbano do universo amazônico. O filme tem apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura. O filme SERÁ FINALIZADO EM 35MM na Link Digital e estreará em novembro deste ano no Teatro Amazonas durante o Amazonas Film Festival e seguirá para uma carreira de exibições em festivais do Brasil e do mundo.
SOBRE O PERÍODO DE FILMAGEM
Após 8 dias de intensas filmagens, Um Rio Entre Nós está com as imagens 95%
captadas, faltam apenas alguns detalhes de cenas aéreas. A acolhida em Manacapuru à equipe de filmagem foi perfeita. A produção contou com um fornecimento de apoios técnicos fundamentais e dignos de um filme de grande porte: Guincho plataforma com apoio cultural do Detran, barcos de apoio com patrocínio do Consórcio Ponte Rio Negro e Balsa à Disposição.
O apoio do órgão que cuida das travessia de balsas do Rio Negro [SNPH] foi decisivo e, apesar de uma balsa ficar à disposição só para as filmagens, ela não deixou de ser preenchida com os veiculos costumeiros que fazem o trajeto Manaus-Cacao Pirera. "Precisávamos de vida real nessas filmagens, a balsa tinha que estar cheia de carros, o público reagiu bem e até os vendedores ambulantes, tipos característicos daquele meio de transporte, coperaram!", esclarece Sérgio Andrade, diretor do filme.
QUANTA NO AMAZONAS
Um Rio Entre Nós significa o primeiro filme produzido no Amazonas e de capital amazonense que utilizou os equipamentos de iluminação da Quanta, graças ao prêmio conseguido durante o Amazonas Film Festival. Foram 700 kg de equipamentos que vieram de São Paulo graças ao apoio e cortesia da MTA airlines Transportadora.
Da Produção fazem parte 22 pessoas, que dividiram-se em diversas funções, entre elas, atores, figurinistas, maquiador, cenógrafo, produtores de artes, eletricista, maquinistas, diretor de fotografia, assistente de direção e diretor.
Em Manacapuru, a equipe deslocou-se por 6 locações entre comunidade rural, lago, igarapé, cidade e estrada, sempre com o apoio da prefeitura daquele município e da Secretaria de Estado de Cultura que custeou as hospedagens da equipe.
O roteiro de “Um Rio Entre Nós”, venceu o concurso Banco Daycoval, no 5.º Amazonas Film Festival. O filme narra a viagem de um casal de Manaus a Manacapuru e trata da oposição entre o interior e a metrópole, entre a natureza e o urbanismo.
OS atores Shirley Leão , Felipe Talhari, Otoni Mesquita, Rosa Malagueta aprovaram a concepção do filme. "É muito bom ter a equipe toda hospedada NO MESMO LUGAR, a convivência é gratificante, todos acordamos no mesmo horário, comemos e trabalhamos, é uma família", declara Otoni Mesquita que interpreta o lider de uma união de pessoas que cultuam um chá especial e alucinógeno.O figurino da loja Zen Maison ajudou a dar maior relevo à caracterização dos personagens.
As cenas de estrada ganharam autenticidade com a companhia de um guincho plataforma e uma grua que seguia o carro dos protagonistas com movimentos de câmera.
Significando uma estória que avalia os apelos entre Capital e Interior, o curta metragem sensibiliza quem investe nesses dois mundos. O consórcio Ponte do Rio Negro é um bom exemplo, com a ponte simbolizando "Futuro" e "União", sua construção acabará fazendo parte de uma das cenas em que aparece como cenário ao fundo, contrastando com o casal de protagonistas, que viaja na prosaica e remota balsa.
A convivência com a vida ribeirinha e o fato de ser o interior seu maior cartão postal justificam também o apoio cultural do Ariau Jungle Towers, que procura sempre ser um suporte para produções cinematográficas. Para Francisco Ritta Bernardino, proprietário do grupo Ariau, investir em UM RIO ENTRE NÓS é "acreditar que nossa gente pode realizar um trabalho bem feito, com tudo de tecnologia e arte que podemos oferecer no Amazonas".
Manacapuru, que deve aparecer bela e misteriosa no curta metragem, será o cenário que fará um dos personagens se render à natureza, em um conjunto de cenas em que boas doses de fantasia e adicionados com boas pitadas. A prefeitura do município forneceu itens de logística, além de uma cota financeira.
Um destaque foi a cadeia de supermercados Attack, que forneceu itens de alimentação que fazem a diferença nos momentos de muito trabalho no set.
Outros apoiadores, que também foram parceiros no filme CRIMINOSOS, de 2008, foram decisivos: a Belágua mais uma vez é parceira, fornecendo água mineral ao set de filmagem, o SESC, que deu estrutura para ensaios e fornecerá refeições, a Policia Militar que acompanhará o filme na questão segurança, a Casa das Correias, que pelo segundo ano consecutivo forneceu material elétrico e de engenharia de set.